sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ranking "Best Global Brands" lista as Marcas mais Valiosas do Mundo em 2010.

Coca-Cola é marca mais valiosa do mundo pelo 11º ano seguido. A Marca de bebidas foi avaliada em US$ 70,4 bilhões pela Interbrand.
Empresas de tecnologia dominam ranking das dez marcas mais valiosas.


A Coca-Cola voltou a liderar, pelo 11º ano consecutivo, o ranking das marcas globais mais valiosas, segundo levantamento da consultoria Interbrand. A marca da fabricante de bebidas foi avaliada em US$ 70,4 bilhões – quase US$ 6 bilhões a mais que a IBM, segunda colocada no ranking, mesma posição do ranking de 2009. Nenhuma marca brasileira aparece entre as cem mais valiosas, na verdade, nenhuma marca da américa do sul entra na lista das 100 marcas mais valiosas.

Criando um ranking por países temos os Estados Unidos liderando com 50 marcas, sendo que as 7 primeiras do ranking são norte-americanas, a oitava marca mais valiosa que aparece na lista é a finlandesa NOKIA, sendo então a primeira européia da lista. Já do continente asiático a primeira marca que aponta no ranking vem do Japão, a Toyota, ocupando o 11º lugar (8º em 2009), da América Latina há apenas um representante, a empresa Corona Extra, famosa cervejaria mexicana que aparece em 85º lugar. Abaixo uma lista ordenada dos países segundo o número de empresas que constam nesse ranking de marcas:

Estados Unidos: 50
Alemanha: 10
França: 8
Japão: 6
Reino Unido: 5
Suíça: 5
Itália: 3
Holanda: 3
Canadá: 2
Espanha: 2
Coréia do Sul: 2
Suécia: 2
Finlandia 1
México 1

O setor de tecnologia se destaca entre as marcas mais valiosas, ocupando seis das dez primeiras posições. Além da IBM (2º lugar, US$ 64,7 bilhões), Microsoft também manteve sua posição no ranking, no terceiro lugar, com a marca avaliada em US$ 60,9 bilhões. Google passou da 7ª para a 4ª posição, com US$ 43,6 bilhões. Aparecem ainda, entre as dez primeiras, Intel (7º lugar, US$ 32 bilhões), Nokia (8º lugar, 29,5 bilhões) e HP (10º, US$ 26,9 bilhões).

Além dessas empresas que estão no TOP 10 da lista, há também outras 18 empresas que atuam no setor de tecnologia: Cisco (14º), Oracle (22º), SAP (26º), Accenture (47º), Adobe (88º), Apple (17º), Samsung (19º), Canon (33º), Sony (34º), Nintendo (38º), Dell (41º), Philips (42º), BlackBerry (54º), Xerox (59º), Panasonic (73º), Amazon (36º), Ebay (43º), Yahoo! (66º).
A Apple se destacou por ter a maior elevação do valor de sua marca na comparação entre os rankings de 2009 e 2010, de 37º, alcançando US$ 21,1 bilhões este ano.

O segundo setor que mais colabora com o ranking das marcas mais valiosas do mundo é o setor de Serviços Financeiros, sendo parte da lista 14 empresas desse setor: American Express (24º), J.P. Morgan (29º), HSBC (32º), Goldman Sachs (37º), Citi (40º), Morgan Stanley (52º), AXA (56º), Allianz (67º), Santander (68º), Barclays (74º), Credit Suisse (80º), Visa (82º), UBS (86º), Zurich (94º).


O setor classificado como FMCG (Fast Moving Consumer Goods), que são produtos geralmente baratos, não-duráveis e de rápido consumo, também aparece representativamente na lista das marcas famosas que contém 13 empresas desse setor: Gillette (13º), Kelloggs (35º), L'oreal (45º), Heinz (46º), Colgate (51º), Nestlé (57º), Danone (58º), Avon (64º), Kleenex (71º), Johnson & Johnson (75º), Nivea (87º), Lacôme (96º), Campbells (99º).

Outro forte setor das marcas valiosas ainda é o tradicional setor automotivo, das grandes montadoras, as quais 11 empresas aparecem na lista: Toyota (8º), Mercedes Benz (12º), BMW (15º), Honda (20º), Ford (50º), Wolksvagem (53º), Audi (63º), Hyundai (63º), Porche (72º), Ferrari (91º), Harley-Davidson (98º).


Os setores de Artigos de Luxo e Bebidas Alcoolicas vêm fortes também em 2010, tendo 7 empresas cada na lista das marcas mais famosas do mundo.
Bebidas Alcoolicas: Budweiser (30º), Jack Daniel's (78º), Moét & Chandon (79º), Corona Extra (85º), Smirnoff (89º), Johnnie Walker (92º), Heineken (93º).
Artigos de Luxo: Louis Vuitton (16º), Gucci (44º), Hermes Paris (69º), Tiffany & Co. (76º), Cartier (77º), Giorgio Armani (95º), Burberry (100º). 

Ainda temos várias outras marcas famosas de outros setores: 

Bebidas: Coca-Cola (1º), Pepsi (23º), Nescafé (27º), Sprite (61º).
Vestuário: H&M (21º), Zara (48º), GAP (84º).
Diversificadas: General Eletric (5º), Siemens (49º), Caterpillar (70º), 3M (90º).
Energia: Shell (81º).
Móveis para Casa: IKEA (28º).
Mídia: Disney (9º), Thomson Reuters (39º), MTV (55º).
Restaurantes: Mac Donald's (6º), KFC (60º), Pizza Hut (83º), Starbucks Cofee (97º).
Artigos Esportivos: Nike (27º), Adidas (62º).
Cigarro: Malboro (18º).
Transportadora: Ups (31º).


Concorra a um Notebook clicando na imagem abaixo:
Para saber mais sobre a promoção clique aqui. Conto com o seu voto! Se você estiver participando com o seu blog, deixe o link de votação que eu visito e retribuo o voto.

5 Comentários:

Responder

Excelente tópico...
Dá-lhe coca-cola
Abçs
CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Responder

Excelente tópico... fiquei impressionado por a Petrobrás não estar no ranking... vai saber...

Responder

@Tomaz C Frausino: Realmente a Petrobras é uma das maiores empresas do mundo, ficando, por exemplo, em 25º posição no Ranking da Forbes de 2010 das maiores empresas com valor de mercado. Porém o valor de sua marca ainda é discutível, já que fora do país ela não é tão expressiva assim. Em 2008 o valor da marca Petrobrás foi extimado em R$ 5,8 bilhões (aprox. 2,9 bilhões de dólares) valor que deixaria a marca fora dessa lista.
Porém, recentemente, foi divulgado que a marca teve alta de 732% (número expressivo), chegando a valer US$9,7 bilhões o que a deixou na posição 73º da lista da Millward Brown Optimor.
Então vale destacar que cada lista divulgada segue diferentes critérios, mesmo analisando a marca, a análise é feita atendendo diferentes pontos de vista, para diferentes públicos e regiões do mundo.

Por exemplo, se seguirmos essa listagem que cita a Petrobrás, ela ficaria na frente de marcas como a FERRARI, VISA, PORSHE e PANASONIC que, com certeza, são mais conhecidas ao redor do mundo que a nossa gigante do petroleo.

Outro fator curioso é que as duas maiores empresas do mundo Wal-Mart e Exon Mobil, não apareceram nessa lista da Interbrand

Responder

A coca-cola dominando, também presente no mundo todo, e com diversos produtos é realmente uma gigante.

Responder

Ehh cocaa lol
Parabéns pelo post! Muito bom.

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More