O Valor de uma Ideia Genial

Você já teve alguma idéia genial?

Mundo: A Farsa do Crescimento Chinês

Parece cena de seriado, as cidades fantasmas que a China levanta para manipular o PIB do país

Luxo: Conheça tudo sobre a casa mais cara dos Estados Unidos

A vida das pessoas mais ricas do mundo estão aqui no blog para você conhecer de perto.

Mc Donalds

A história da maior e melhor rede de fast food do mundo.

Tecnologia

Conheça tudo o que tem de mais inovador no mundo da tecnologia.

Brilhante Laços

Fábrica de laços e acessórios para cães e gatos.

Patrocinadores

Conheça nossos pacotes e promoções para anunciantes, e leve seu negócio para os milhares de leitores do blog.

domingo, 26 de abril de 2009

Mc Donalds - História e curiosidades !

Presente em 119 países em mais de 31 mil cidades, com faturamente superior a 22 bilhões de dólares anuais, essa rede atende mais de 50 milhões de pessoas todos os dias. Uma das marcas mais conhecidas no mundo, símbolo do captalismo e da globalização, a empresa Mc Donald's é o tema da coluna MUNDO dessa semana
Meu Twitter: @Adriano_no


Curiosidade: Quando você for ao restaurante, preste atenção como os atendentes colocam o lanche na bandeija o "M" estará sempre virado para você :)

1937: Os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada de Airdome em Arcadia, Califórnia e 3 anos depois eles mudam a barraca Airdome para San Bernardino também na Califórnia, onde eles abrem um restaurante McDonald´s na Rota 66 que era especializado em churrasco.Então eles contrataram 20 garçons que usavam patins, para entregar o pedido do cliente no carro. Isso se tornou popular e muito lucrativo.

1948: Depois de notar que a maioria do dinheiro que eles ganhavam vinham dos hamburgeres, os irmãos fecharam o restaurante por diversos meses para criar e implantar um inovador Sistema de Serviço Rápido, uma espécie de montagem em série para os hamburgers. Quando o restaurante é re-aberto ele passa a vender somente hamburgers, milkshakes, e batatas fritas, se tornando um extremo sucesso, cuja fama é espalhada de boca a boca.
Curiosidade: O 1º hamburguer vendido no Mc Donalds custava U$ 0,15

1953: Os irmãos McDonald começaram a criar franquias de seus restaurantes, com Neil Fox abrindo a primeira franquia do restaurante. O segundo restaurante foi aberto em Phoenix, Arizona. Foi o primeiro a usar o estilo baseado nos Arcos de Ouro; no mesmo ano o restaurante original foi reconstruído baseado nesse estilo. Ainda em 1953 o 4º restaurante foi aberto em Downey na Califórnia, na esquina com a Lakewood e Florence Avenue, onde hoje é o mais velho restaurante em funcionamento.
Curiosidade: A rede demorou 1 ano para abrir a décima loja, e mais um ano para abrir a milésima loja

1954: Ray Kroc fica fascinado com o restaurante McDonald's durante uma visita e descobre sua extraordinária capacidade e popularidade. (Outros que visitaram o restaurante e acabaram se inspirando na idéia do restaurante foram James McLamore, fundador da marca rival Burger King, e Glen Bell, fundador do restaurante Taco Bell.) Depois de ver o restaurante em operação, Kroc propõe aos irmãos McDonald, que já vendiam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (Califórnia e Arizona), sendo dele próprio a primeira franquia.

Curiosidade: Kroc, que fez amizade com Walt Disney durante a guerra, tentou colocar um Mc Donalds na Disneylândia que estava prestes a ser inaugurada, mas Walt não quiz.

Ray Kroc

Dái pra frente o Mc Donald's não parou mais:
Ray Kroc comprou a empresa por 2,7 milhões de dólares, e começou a expandir a marca.
O palhaço Ronald Mcdonald foi criá-do comk a proposta de atrair crianças para a rede e até hoje o marketing da empersa se destaca por atingir crianças a partir de 2 anos de idade.
Em 1997 foi aberta a primeira loja fora dos Estados Unidos, em Columbia no Canadá e em 1968 foi criado o seu lanche mais famoso, o Big Mac.

E não é a toa que ele é o lanche mais famoso do mundo !

Curiosidades Big Mac:
Por causa de sua receita que a alface americana existe no Brasil, foi trazida pelo Mc Donalds em 1979 as primeiras plantações, para manter o padrão de qualidade da rede
No Brasil é vendido 147 mil Big Mac por dia.
O pão do Big Mac possui em média 178 grãs de gergelim, semente usada desde a idad antiga pelos egípcios
O Hamburguer é 100% carne bovina em todo o mundo, menos na Índia que é utilizado carne 100% de carneiro.

E foi assim se espalhando pelo mundo todo chegando a outros países nos anos seguintes:

1971: Japão, Países Baixos, Alemanha, Austrália, 1974: Reino Unido, 1976: Nova Zelândia, 1979: Brasil, 1986: Itália, 1988: Hungria (primeiro país comunista a ter Mc Donalds), Iugoslávia, 1990: União Soviética (Inaugurou como se fosse uma rede canadense, por motivos políticos), 1991: Portugal, 1992: China, 1994: Egito, 1996: India, o na Bielosrrússia que se torna o centésimo país a receber uma franquia.

Curiosidade: Na Alemanha, o Mc Donalds vende cerveja
Amo muito tudo isso !

Obrigado a Quem Votou, Recebemos o prêmio TOP 2 na Categoria Empreendedorismo.

Concorra a um Notebook

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Prêmio The Best Blog - Inscreva-se !

Prêmio The Best Blog
Participe !
Inscreva o seu blog



Participe do Prêmio Promovido pelo Blog Colunas de Hércules

O que é o Prêmio?

O prêmio The Best Blog é um incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada categoria.


As categorias são as seguinte:

  • Celebridades
  • Notícias
  • Negócios
  • Games
  • Música
  • Moda
  • Quadrinhos
  • Saúde
  • Sustentabilidade
  • Variedades



Como se inscrever?

Há duas formas de se inscrever no prêmio:

  1. Através desse post:
    Envie no espaço destinado aos comentários os seguintes dados:

    - Endereço do Blog. (Ex: http://www.colunasdehercules.blogspot.com)
    -
    Título do Blog. (Ex: Colunas de Hércules)
    - Categoria. (Ex: Tecnologia)
    - Nome do Autor(s). (Ex: Adriano Pelegrini Monteiro)
    - Descrição do Blog.
    - E-mail:
    (e-
    mail usado para validação do cadastro)
  2. Através de nossos tópicos em sites de relacionamentos: Orkut, Myspace, Facebook, Etc

Validação da Inscrição:

Para Validar a inscrição você deve adicionar o Selo do Prêmio em seu Blog. Você receberá um e-mail com o código HTML/JAVA para você adicionar e assim confirmar o seu cadastro.

Regulamento

Quem pode participar?

Qualquer Blog sendo de pessoa física ou juridica poderá participar do prêmio The Best Blog

Qual o prazo para a inscrições?

As incrições poderão ser confirmadas até o dia 17/05/2009.

Como será feita a votação?

Cada candidato receberá uma ficha e poderá visitar e votar em um blog de cada categoria, alem disso receberão um link para enviar para os amigos votarem também.

Fora a votação popular nós selecionamos um membro acadêmico para cada categoria, e o seu voto terá um peso proporcional A 10 % dos votos válidos populares. Os membros acadêmicos serão divulgados junto com os resultados, para garantir a credibilidade do concurso

O que os Blogs Vencedores Ganharão?

Além de um post dedicado a cada categoria aos 10 primeiros de cada categoria no meu Blog e no meu Espaço do Dihiit. os prêmios serão so seguintes:

1 º Lugar:

  • Um Post exclusivo sobre o blog no Colunas de Hercules
  • 1 Ano de banner na nossa página principal
  • Selo de vencedor The Best Blog 2009
  • Divulgação do Blog em sites de relacionamento e notícias
  • Coleção 10 E-books.

2 º Lugar

  • Selo do prêmio the Best Blog 2009
  • Coleção 10 E-books

Não perca tempo ! Inscreva-se já !


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tecnologia: Os10 inventos que mudaram o mundo

Inventos que mudaram o mundo

O Blog Colunas de Hércules posta hoje as 10 invenções que mais mudaram o mundo, um grupo de 20 cientistas ingleses elegeu as invenções tecnológicas que mais mudaram a forma como a humanidade vive e interage na atualidade.

A ordem é aleatória e a lista é discutível, como todas as outras. E os critérios não se baseiam necessariamente nos benefícios que estes inventos trouxeram à humanidade e sim no modo em que mudaram os costumes de vida da humanidade.


Então vamos a elas:
1 - Dinheiro Eletrônico


Esse invento deixou o velho talão de cheques obsoleto ao trazer mais conveniência e segurança para as transações comerciais, além de permitir a efetuação de compras em qualquer lugar do mundo, cartões internacionais, vendas onlines, parcelamentos, etc. Por outro lado, trouxe as fraudes na internet e contribuiu para a crise global do crédito. Mas é o melhor meio de comprar, uma forma prática e segura.
2 - Tênis

Esses confortáveis calçados são bem mais antigos do que aparentam. Os primeiros apareceram em 1832, porém os tênis confortáveis de corrida mesmo foram criados em 1892 pela Goodyear Metallic Rubber Shoe Company, o tênis se popularizou nos anos 70 e passou de acessório esportivo para ícone de moda.

3 - Redes Sociais

Juntos, sites de relacionamento como Orkut, MySpace e Facebook reúnem milhões de internautas no mundo todo. Eles mudaram a forma como as pessoas se comunicam e permitiram que pessoas reencontrassem velhos amigos ou até fizessem novas amizades - mesmo que do outro lado do mundo. Inclusive se você tiver TWITTER e quiser me seguir clique AQUI ou procure por @Adriano_no

4 - Micro-ondas


Não aquele que você usa em casa, mas sim as ondas eletromagnéticas, utilizadas hoje em telefones celulares, satélites televisivos e banda larga de internet sem-fio. Mudou a comunicação mundial.
5 - Mensagens de Texto

Além de ser uam forma masi barata de se comunicar através de mensagens breves e instantâneas, elas criaram um novo vocabulário, muitas vezes incompreensível para os não iniciados. De abreviações intuitivas como "vc", "blz" e "t+", foram adotadas expressões gringas como "LOL" e "TTYL", que exigem um pouco mais de imersão.
6 - Tecnologia GPS


Concebido em 1978 para o sistema de navegação militar americano, o Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global, passou a ser usado nos mais diversos âmbitos. Hoje, é encontrado em carros, aeronaves e até celulares. Porém, muito utilizado pela industria bélica.
7 - Código de Barras

Atualmente, ele é encontrado em qualquer produto de supermercado e, só por isso, já é possível ter uma boa ideia da mudança que trouxe à forma com que fazemos compras. Com um simples lampejo de laser, essas barrinhas criadas há 60 anos hoje dão acesso instantâneo a diversas informações sobre um produto, desde preços até disponibilidade em estoque.

8 - Alimentos Pronto (Congelados e Fast Foods)


Acompanhando a tendência dos Fast Foods, essa invenção ganhou força na década de 70 e mudou os hábitos alimentares de famílias inteiras - para o bem ou para o mal. Apesar de facilitar a vida agitada daqueles que não têm tempo ou não sabem preparar suas próprias refeições, a comida pronta, geralmente congelada, também trouxe mudanças negativas. Entre elas, o costume de comer em frente à TV e o consequente aumento dos índices de obesidade.
9 - Playstation


10 - Walkman Sony

Mais um produto SONY na lista inglesa. O tocador portátil de áudio lançado em 1979 mudou a forma como ouvimos música. Foi graças a ele que as pessoas passaram a escutar suas bandas preferidas em fones de ouvido, sem obrigar os outros a ouvi-las também. O sucesso do Walkman pode ser sentido na proliferação de seus descendentes, como o popular iPod, que, por sua vez, revolucionou a industria da música mundial.

Quem já teve a oportunidade de brincar nesse videogame sabe por que ele foi incluído na lista. Lançado em 1994 pela Sony, o console já era mais potente que muitos computadores domésticos. Seus sucessores, o Playstation 2 e 3, também se tornaram sucesso de vendas, contribuindo para o fato de indústria dos videogames render hoje mais do que a indústria do cinema.

Bom são eles, se você não concorda com a lista, então imagine-se utilizando cheques para ir de sapatos ao supermercado caminhando sem poder ouvir músicas, comprar comida que você terá que cozinhar, porém leva horas já que não existem os códigos de barras..rs...e enquanto você cozinha, você joga atari, aquele jogo divertido de corrida que não tem fim... e por ter perdido o dia todo para comer, não vai dar tempo de você ir aos correios enviar uma carta para seus 250 amigos que você teria se tivesse ORKUT, Celular e Msn... rs


Qual invenção você colocaria nessa lista??

terça-feira, 21 de abril de 2009

Codigo de Barras: Uma Inovação Bem-Sucedidas

Inovação

Inovação não é somente uma boa nova idéia...




...É a poderosa combinação de elementos que cria laços com o consumidor, aumentando substancialmente sua percepção de valor sobre um serviço ou produto, mudando fundamentalmente a equação de valor para o consumidor.



O Código de Barras


Às 8:01 da manhã de 26 de junho de 1974, um cliente do supermercado Marsh's em Troy, no estado norte-americano de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com 10 chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum. Isso deu início a uma nova era na venda varejista, acelerando os caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque. Aquele pacote de chiclete ganhou seu lugar na história e está atualmente em exibição no Smithsonian Insititute's National Museum of American History (em inglês). Aquela compra histórica foi o ponto de partida para quase 30 anos de pesquisa e desenvolvimento. O primeiro sistema para codificação automática de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, ambos estudantes graduados pelo Drexel Institute of Technology (Instituto de Tecnologia Drexel), agora Drexel University (Universidade Drexel). Eles usaram um padrão de tinta que brilhava debaixo de luz ultravioleta. Esse sistema era caro demais e a tinta não era muito estável. O sistema usado hoje foi descoberto pela IBM, em 1973, e usa leitores criados pela NCR.

Em Portugal, o código de barras surgiu pela primeira vez em 1985. O código de país de origem para Portugal é "560" (lê-se no início do código). Já no Brasil, o código de barras teve início operacional implantado na década de 80.

Assine nosso feed e receba nossos artigos gratuitamente em seu e-mail.
Basta digitá-lo no widget do menu ao lado.

domingo, 19 de abril de 2009

A mansão mais cara do mundo


É a mansão do falecido bilhonário Aron Spelling. Você leitor, quer ter uma casa dessas?

Neste caso querer não é poder. Porque o artigo em questão custa a bagatela de 345 milhões de reais.

A mansão mais cara da História dos EUA está à venda. Situada na exclusivíssima região de Holmby Hills, em Los Angeles, a residência é vizinha da Mansão da Playboy. A mansão é tão grande que a dona, Candy Spelling, viúva de Aaron Spelling, não sabe exatamente quantos quartos ela tem. Sabe apenas que passam de cem. Estima-se ser 123 :)

Conheça abaixo outros detalhes do mimo capitalista de três andares erguido ao estilo francês em 1991:
  • Área: 56.500 metros quadrados (terreno de 4,6 acres)
  • Pista de boliche, Garagem para 100 carros, Adega de vinhos, sala de degustação e sala de estoque anti-umidade, Salão ao estilo chinês, Sala de ginástica e quadra de tênis, Cachoeira e fontes de água, Piscina, com uma “singela” casa ao lado (e mais 16 vagas para carros), SPA, Jardim ao estilo do século XVIII e estufa de rosas e orquídeas cítricas, Biblioteca, Sala de imprensa, Salão de beleza

Tire sua idéia e projeto do papel e coloque a mão na massa, um dia você poderá chegar lá e morar em los Angeles ao lado da Playboy's Mansion :)

Acompanhe essa colunas todos os domingos para saber mais sobre essas manias de milhonários !

Curiosidade :
A excêntrica viúva só exige uma coisa dos candidatos. Eles precisam ser submetidos a um teste curioso. Se o cachorro dela - o terrier Madison - cheirar o pretendente e não o aprovar, nada feito!

Sabe qual é a maior casa do Brasil? Clique Aqui e descubra !

  
Obrigado a quem votou, ficamos nos TOP 30 Popular
e Top 2 do Júri Acadêmico:
Concorra a um Notebook
Obrigado a todos que votaram em nós no prêmio Top Blog 2010

sábado, 18 de abril de 2009

(Livro) - O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo




"A idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei
emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, fartei-as de
Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias
que você usaria?"


Livro: O Monge e o Executivo
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Páginas: 140
Preço: +/- R$ 15,00
Toda semana o Colunas de Hércules irá indicar um livro. Nessa semana o livro escolhido é uma obra de James C. Hunter: O Monge e o Executivo.

Uma história sobre a essência da liderança
"Um livro fascinante que você não vai conseguir largar. O Monge e o Executivo contém tesouros que irão transformar a sua vida.”
JOE WELLER, PRESIDENTE DA NESTLÉ AMERICANA

Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por
James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.

É impossível ler este livro sem sair transformado.

O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Vale a pena conferir, eu recomendo!
O livro está com um preço bom, mas quem quiser baixar o E-book do meu diretório no 4Share, basta deixar um comentário.
Abraços a todos os leitores do Colunas de Hércules
Boa Leitura !!!

(Dicas) - Tornando-se um Empresário

Tornando-se um Empresário

10 Dicas para um Futuro Empreendedor1.Acredite nas suas ideias, Senão, como conseguirá vendê-las para os outros?
2.Sonhe grande. sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, mas um sonho inspirador fas toda a diferença
3.Determinação e perseverança. Bons resultados demoram a chegar
4.Ética e princípios. Não dá pra construir nada sólido com uma base frágil
5.Tenha foco. Escolha o fundamental para fazer a idéia funcionar e não abra demais o leque
6.Simplifique. Procure realizar as coisas da forma mais simples para não se comlpicar.
7.Gente. Ceruqe-se de pessoas competentes para fazer as coisas funcionarem.
8.Trasnparência. Seja claro e honesto com todas as pessoas com quem se relacionar.
9.Barriga no balcão. experimente seu produto, converse com clientes, fornecedores e parceiros
10.Não reinvente a roda. Aproveite o que já funciona bem e aperfeiçoe; não precisa criar tudo do zero.
 
Partindo desses 10 princípios que todo futuro empresário deve estar ciente, eu vou dar uma dica para você que tem uma idéia de negócio boa, inovadora e está afim de se tornar um empreendedor e ter seu próprio negócio.

Faça um plano de negócios caprichado e envie para empresas de investidores ou fundos de fomento, como a criatec, finep, sebrae, etc.

Você pode encontrar alguém interessado no seu projeto que irá ajudá-lo a tansporfá-lo em realidade. Além desses orgãos, você pode procurar uma incubadora de empresas na sua cidade, e lá você terá pelo menos alguns suportes básicos e instruções de como abrir um negócio.

Se você quiser enviar um plano de negócios para mim, fique a vontade.

Aproveite também os meus primeiros post que fala exatamente sobre isso: Business Plan, lá tem dicas de como preparar um bom plano de negócios e algumas dicas de pra onde enviar esse documento.

Anuncie no Blog Colunas de Hércules

Olá

Você gostaria de anunciar no meu blog?

Um blog diferenciado com um público ligado ao mundo dos negócios, atualizado diariamente.

Então saiba como ter um BANNER (125 Pix Wide) na nossa página principal.


1 - Você possui um blog e gostaria de fazer uma parceria conosco? basta seguir os seguintes passos:

  • Envie um E-mail para: adriano@toratora.com.br com o título "Parceria" e informe que gostaria de colocar um banner seu no meu blog e deixe a URL (link) para eu analisá-lo.
  • Disponibilize um espaço para colocar o meu banner no seu site (Exemplo Abaixo)

    create animated gif


  • Envie-nos um banner pronto ou imagens que eu mesmo posso criar um banner pra você.

Pronto, está formada uma parceria !

2 - Você gostaria de divulgar o seu negócio, empresa, produto ou serviço através do Link Patrocinado?

  • Envie um e-mail para: adriano@toratora.com.br com o título "Patrocínio" e descreva o que você gostaria de anunciar do meu blog para ser analisado.
  • Você receberá um e-mail com os nossos pacotes e ofertas do mês
  • Eu otimizarei o seu banner de acordo com o que você desejar
  • Farei um banner animado em .GIF de 125 pixels
  • Enviarei semanalmente um relatório com os dados do meu site, número de visitas, números de cliques, etc. E você saberá quantos visitantes clicaram no seu anúncio.
  • E você terá mais recursos que serão explicados por e-mail.

Anuncie, apoie os blogs e melhore o seu negócio !!


Entenda as Nossas Colunas

Quer entender melhor a proposta de cada uma das colunas do meu blog? então lá vai uma breve explicação :)
VAREJO


A primeira delas é a Coluna Varejo.
Coluna destinada a trazer informações sobre o varejo, sempre tendo uma reportagem sobre alguma empresa varejista ou empresas relacionadas ao setor, como consultorias, empresas de RH, empresas de presquisas, de automação comercial, etc.
Nessa coluna iremos trazer dados e resultados de pesquisas tendo como fonte as principais redes mundiais e nacionais, assim como empresas de estatísticas como a Latin Panel, IBGE, ACNielsen e também órgãos como a APAS, ABRAS, Sebrae, Finep, etc.
Além de contar com o nosso conhecimento de varejo através de inovações criadas pela Tora Tora. (visite: www.toratora.com.br)
O varejo é uma área muito interessante para ser discutida já que movimenta 137 bilhões de reais anualmente no país e está a cada dia mais disputado e criando mais inovações em produtos e serviços para melhorar seus resultados.
O objetivo dessa coluna é apresentar a cada semana um problema que o setor possui e apresentar as soluções encontradas pelas empresas, discuti-las e analizar os resultados obtidos com a mesma e encontrar erros para analizá-los criticamente.
A cada semana será apersentada uma empresa que atua no setor, trazendo sua história, suas estatísticas e resultados, assim como ações inovadoras. E analisar um problema do setor, trazendo soluções que a empersa achou para resolve-lo.

Aproveite a nossa coluna VAREJO !


Tecnologia
A 2ª delas é a coluna Tecnologia. Essa coluna irá trazer noticias sobre as novidades tecnológicas, assim como inovações e projetos que as empresas de tecnologia vem desenvolvendo, indepentene do setor ser da informática, telecomunicação, agricultura, medicina , etc... qualquer área que houver uma inovação em tecnologia, por mais simples ou comlpexa que seja, a coluna estará disposta a publicar o tema e discutí-lo.

O formato da coluna Tecnologia será o seguinte:

1.Será selecionado um tema que se diferencia das tecnologias existentes, algo muito lucrativo ou que mudou a vida de milhões de pessoas, e quem sabe do mundo todo.

2.A tecnologia ou inovação apresentada será descrita desde suas origens, do embasamento teorico até o produto final

3.E por ultimo traremos a nossa opinião e daremos uma perspectiva pro futuro
Aproveite a Coluna TECNOLOGIA !
Mundo

A 3ª Coluna é a Mundo, nessa coluna faremos uma viajem pelo mundo e apresentaremos, de cada vez, uma empresa de qualquer parte do mundo, falaremos sobre suas histórias, resultados, origens, etc. Para mostrar pro brasileiros empreeendedores, ou que sonham em serem empresários, que É Possível . A única exigência para que a empresa esteja na coluna é que ela seja um sucesso no que se propõe.

Aproveite a Coluna MUNDO!


Acontenceu !

A 4º Coluna do meu blog é a ACONTECEU ! - Aqui você vai ficar sabendo de fatos que ocorreram no mundo dos Business, serão relatadas reportagens de jornais conceituados de todo o mundo. Na postagem semanal, será comentado um acontecimento de algum fato que marcou aquela semana, algo curioso, ou que influenciou diretamente no comportamento do Mundo dos Negócios. Porém outro fator legal dessa coluna é que eventualmente ela surgirá como uma post Extra com uma boa notícia do dia, algo interessante ou inusitado que tenha ocorrido no setor da economia, atraindo o interesse tanto dos consumidores, quanto dos empresários.


Aproveite a Coluna ACONTECEU !

Dicas

A 5ª coluna chama-se Dicas, essa será dedicada a mostrar oportunidades que existem no mundo dos negócios, tanto oportunidades para empresários investidores quanto para empreendedores.

A premissa básica para se chegar ao sucesso é a oportunidade. De nada vale, por exemplo, o indivíduo ser uma sumidade em determinada área, saber tudo a respeito dessa atividade, se não lhe forem dadas chances de mostrar seu valor. Há muito talento escondido por aí, em um mundo repleto de medíocres.

O Coluna de Hércules está aqui para tentar abrir as portas para você.

Se você quiser mostrar divulgar um projeto inovador, empreendedor, etc. envie para mim.

Aproveite a Coluna Dicas !

Livro

A 6ª coluna é a coluna Livro, nessa parte eu irei indicar um bom livro, comentá-lo e explicar o porquê dele estar sendo indicado, serão livros importantes que acrescentarão algo de bom para pessoas que vivem ou pretendem viver no mundo dos negócios, ams tais livros servirão como fonte de informação e inspiração para qualquer pessoa.

Além de divulgar bons trabalho, eu estou pensando em criar uma camapnha para incentivo à leitura, mas ainda estou formulandoe assim que terminar será divulgada aqui no Colunas de Hércules

Aproveite a colun Livro!

Vida

A últiam coluna do blog é a coluna Vida, eu resolvi criá-la para que ela sirva de fonte de inspiração à pessoas que querem ser empresários, têm uma boa idéia, mas não tem a coragem ou determinaçã necessária para encarar de frente as dificuldades que terá pela frente e tentar de vez tornar uma idéia em realidade.

Nessa coluna eu vou relatar fatos sobre a vida de empresários de sucesso, tanto as suas histórias e dificuldades que enfrenteram para conseguir concretizar um sonho, quanto o padrão de vida que eles levam hoje em dia com a suas missões cumpridas.

Eu decidi ser empresário assim, observando as histórias eu vi que era possivel, e sabendo da vida deles eu vi que era exatamente o que eu queria para mim, ser o meu próprio patrão... quem sabe essa coluna não seja o que está faltando para você encarar a vida do empreendedorismo e tirar dos papéis esse projeto e por a mão na massa?

aproveite então a coluna VIDA !

Download

Eu criei essa coluna para postar algo naqueles dias em que eu não tiver tempo de fazer grandes pesquisas para as colunas anteriores que demandam muitas horas para ficarem ao meu gosto.

Então, nesses dias, ou eventualmente, a coluna Download aparecerá com uma sugestão e link para baixar algum arquivo interessante que fala sobre negócios, geralmente uma revista já que livros entrarão na coluna livro.

BRASIL

A coluna Brasil está sendo criada agora dia 22 de maio de 2009

A minha intenção é sempre de melhorar o Blog, e após eu criar o colunas de hércules eu comecei a ler muito mais sobrequalquer assunto relacionado ao mundo dos negócios e percei que havia textos interessantes que não se enquadravam em nenhuma dasminhas colunas, então eu comecei a bolar novas colunas para o site para encaixar esses novos temas. A primeira delas será a Coluna Brasil.

Como no nosso país, infelizmente, ainda fica pra trazdo países como Estados Unidos, Japão, China e países europeus, quando trata-se deinovaçoes e negocios, eu recolvi criar essa colunas para mostrar o que anda acontecendo e o que já aconteceu de bom paraempresários eempresas brasileiras.

Assim quando o Leitor tiver interessado em nosas colunas, mas assuntos nacionais ele nao precisará buscar no arquivo todo, basta entrar nos post da coluna BRASIL.

Espero que o nosso país me dê muita matéria boa para eu escrever nessa coluna

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Homem Distribui Dólares na Rua !

Pessoas que receberam o dinheiro

Imagine ganhar de US$ 50 (cerca de R$ 115) a até US$ 5 mil (R$ 11,5 mil) sem precisar fazer nada em troca e ainda em tempos de crise. Em Nova York, um homem está distribuindo dinheiro para qualquer um que esteja disposto a enfrentar uma fila.

O homem misterioso se autodenomina "Bailout Bill" e diz que, em meio a uma crise econômica, os americanos comuns que estão lutando para pagar suas contas merecem um resgate.

Para ganhar o dinheiro, as pessoas devem se dirigir a uma "Cabine do Resgate" no coração de Times Square, em Manhattan. É um pequeno cubículo, a poucas quadras da loja Virgin.

O mínimo que uma pessoa pode ganhar é US$ 50. O máximo é US$ 5 mil (cerca de R$ 11,5 mil). Não importa quem você é ou o que você faz, Bailout Bill garante que você pode ganhar algum dinheiro, basta aparecer e contar sua história.

Centenas de pessoas já enfrentaram as temperaturas geladas do inverno de Nova York para pegar a sua parte. Alguns enfrentaram horas na fila até chegar a sua vez.

Gerrard Rinemoof, 34 anos, ficou coberto de neve até conseguir pegar o dinheiro, mas disse ao programa Newsbeat, da BBC Radio 1, que valeu a pena. "Nosso gato está doente e tínhamos de levá-lo ao veterinário, então esses US$ 50 me ajudam a pagar a conta", disse.

Qual a Intenção de Bill?

Cabine do Resgate



Sua equipe segura cartazes com o endereço da página do benfeitor na internet.
Eles incentivam o público a entrar no site, que é uma página publicitária na qual as pessoas podem publicar vídeos e anúncios para vender objetos que não querem mais.


Então, talvez Bailout Bill esteja distribuindo milhões de dólares para promover sua empresa? Muitas das pessoas na fila não parecem se importar.


"Eu só preciso pagar minhas contas e economizar algum dinheiro, e esse dinheiro me ajuda a fazer isso. Com os meus US$ 50, eu vou agora ao McDonald's fazer um lanche", disse um jovem de 24 anos.


A Cabine de Resgate não vai ficar só em Nova York. Nas próximas semanas, vai passar por Washington, Boston e Filadélfia.

Ele informou em entrevista que realmente trata-se de uma estratégia de Marketing, porém ao invez de gastar dinheiro com videos e anuncios de TV, ele preferiu distribuir o dinheiro da pubklicidade a pessoas comuns que estão precisando de dinheiro nesse momento em que o mundo encontra-se em crise.


"Eu não tenho roupas, não tenho onde morar e estou doente. Deus abençoe este dia", disse uma mulher sem-teto, que não quis de identificar.
Nessa semana já foram distribuídos 100 mil dólares em Nova York, e nas outras cidades serão distribuidos um total de 400 mil dólares.


Grande sacada !, no momento o que mais se fala na midia, tanto na TV quanto na internet é a expressão Crise Mundial Financeira e só há relatos de a cada dia mais desempregados, precisando de dinheiro.

E qual o segredo da publicidade?
Oferecer ao consumidor o que ele quer ver, ouvir e principalmente, comprar. A idéia desse empresário foi de doar às pessoas o que está mais em falta no mundo: Dinheiro , o "produto" mais procurado nos dias atuais. E o que ele pede em troca? Que você faça uma visitinha ao seu site, e quem sabe um cadastro ou um anuncio, etc. ?

Ele usou o espaço que a crise possui atualmente na mídia para investir em publicidade relacionada a esse tema, e o como resultado ele obteve, além de futuros clientes satisfeitos com a doação, anúncios "Grátis" em jornais por todo o mundo, Blogs , e nos principais canais de jornalismo dos Estados Unidos, BBC e CNN.

Abraço a todos os leitores, e obrigado pelos comentários e elogios...


Ganhamos o Prêmio de Top 2:
Concorra a um Notebook
Obrigado a todos que participaram no prêmio em 2010
Siga no Twitter: @Adriano_no

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A incrível história da Coca-Cola - Fatos e Curiosidades

Para inaugurar a coluna escolhemos uma empresa que surgiu de uma invenção simples que dominou o mundo, e hoje esse liquido é consumido no mundo numa quantia de 1,4 bilhões de copos por dia. Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial.
Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas, entre estas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
Eu poderia listar milhares de fatos curiosos sobre essa empresa de sucesso, mas irei destacar os que eu mais gosto:

O inventor dessa bebida não tinha idéia do que ele tinha trazido para o mundo, sua empresa vendia em torno de 9 copos por dia, e após 100 anos já havia produzido mais de 38 bilhões de litros. Ele vendeu a empresa por aproximadamente U$2.300,00.
A Coca Cola é também referencia em marketing, ela criou a primeira garrafa de vidro, e logo fez uam com o formato conhecido até hoje. A idéia do presidente da empresa era de criar uma garrafa com um formato inesquecível, que se você visse a sombra dela, ou apenas um pedaço do vidro, você saberia que era uma garrafa da marca. então ele propôs um concuros, e o vencedor foi uma garrafa inspirada no formato da fruta Cacau, e logo foi adaptada para o formato de um corpo de uma mulher e assim está até os dias de hoje.


A empresa foi a primeiro multinacional a vender no mercado chinês




A fórmula da Coca-Cola está guardada no cofre do banca Sun Trust, em Atlanta.

A Coca-Cola é a marca mais conhecida no mundo segundo a revista Business Week.

A publicidade da empresa é muito eficiente, por exemplo, foi ela que criou a imagem do Papai Noel barbudo, com gorro e roupa vermelha que conhecemos hoje, e também os sacos de presentes, em uma de suas campanhas de natal.

 
Veja abaixo um resumo em imagens da história da Coca-Cola





LINKS:http://www.cocacolabrasil.com.br/

Documentário: A história da Coca-Cola
Documentário que conta a História da Coca-Cola desde sua criação.
Recomendado. Muito intressante a históra. O mais empolgante é que é tudo real. Não é ficção.


Siga no Twitter: @adriano_no
Em 1985 aconteceu a primeira mudança na fórmula original do produto em 99 anos de existencia, e esse fato foi classificado como " O maior erro de marketing da história"... o que fez com que a companhia voltasse à formula original que permanece até hoje.
Durante a segunda guerra mundial a Coca-Cola determinou que a garrafa fosse vendida por 5 centavos para qualquer combatente norte-americano.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

(Tec) A TV Digital: Entenda essa nova era da informação



A TV Digital: Entenda essa nova era da comunicação.


Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão . O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.
A TV analógica persiste economicamente, socialmente, cientificamente, politicamente, tecnologicamente, comercialmente e qualquer outro advérbio terminado em "mente" será afetado por essa nova forma de ver TV. A TV analógica persiste desde as experiências com disco de Nipkov1, considerando por muitos como o inventor da TV. A única novidade foi a introdução das cores, em 1950 nos Estados Unidos; no Brasil elas chegaram no dia 19 de fevereiro de 1972, com a transmissão da Festa da Uva diretamente de Caxias do Sul. Eram apenas 500 televisores coloridos recebendo a transmissão
Mas agora mudou!, estamos na era digital ! Não vamso deixar de assistir o nosso programa preferido oprque há um secador de cabelos ligados, ou porque tem gente fazendo algo no liquidificador, agora não haverá mais interferências, na verdade pra assistir TV não precisaremos nem mesmo estar dentro de casa a TV agora está em todos os locais e aparelhos, com qualidade digital.
Por esse motivo o Blog Colunas de Hercules resolveu inaugurar a coluna Tecnologia & Inovações com esse tema que irá mudar a vida dos brasileiros assim como mudou dos europeus, norte-americanos e japoneses.
O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) foi desenvolvido com base no sistema japonês Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T) e tecnicamente conhecido como ISDB-TB, então vamos às questões:

1- O que é a TV Digital?
Resposta: Na década de 1981, o consórcio Hi-Vision Promotion Association passou a operar o serviço Digital Hi-Vision Broadcasting durante uma hora por dia, que era a HDTV em sua fase inicial. O serviço foi lançado oficialmente em 1 de Dezembro de 2000 e já é recebido por mais de 14 milhões de aparelhos, ou um terço dos domicílios do Japão.
A TV Digital é uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporcionará gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando em deslocamento e interagir com os programas. Porém nem toda transmissão será em HD (alta definição) ela poderá ser padrão, mas sempre sem ruidos na tela.

2- O que muda com a transmissão digital??
Resposta: Com as transmissões digitais, a televisão terá uma imagem sem fantasmas ou chuviscos, nítida, com som comparável ao de um CD. Além desses são vários os benefícios que a TV Digital trará ao espectador:
  • Alta Definição: Programas poderão ser transmitidos em formato e qualidade de cinema, a chamada tela de cinema, ou 16:9 onde poderemos ver amis detalhes da tela e em transmissões esportivas trará a sensação de estarmos assintindo direto do local do evento.
  • Som Multicanal: À similaridade do que ocorre em DVDs, o som poderá ser surround 5:1, conhecido na mídia como som de CD.
  • TV Móvel e Portátil: Haverá a possibilidade de assistir TV dentro de carros (ou ônibus, trens, barcos etc) em movimento, sem que a imagem ou o som falhe. Pode também assistir em celulares, PDAs, PALMs, Notebooks, Lap tops etc.
  • Múltiplos Programas: Também será tecnicamente possível para a emissora transmitir mais de um programa simultaneamente, ou então, diferentes tomadas da mesma cena de forma que o telespectador escolha a que mais lhe aprouver.
  • Interatividade: As emissoras poderão também disponibilizar ao telespectador informações adicionais sobre a programação, tais como dados sobre os atores do filme sendo apresentado, resumo do que aconteceu na novela até o capítulo anterior, notas sobre o time que está jogando etc. Para ver essas informações adicionais, o telespectador interagirá com seu conversor digital ou com seu televisor já integrado.
    Ligando seu conversor digital ou seu televisor integrado a uma rede de telecomunicações, como por exemplo uma banda larga, um modem de telefonia fixa ou móvel, poderá desfrutar do que chamamos de interatividade completa, interagindo diretamente com o programa e, por exemplo, votar em enquetes ou participar de games
3- O que eu preciso para receber o sinal digital em casa, com alta definição e todas as funções disponíveis por essa tecnologia?
Para receber o sinal digital em sua casa existem duas formas, a primeira é utilizar o seu próprio televisor e comprar um conversor digital, a sua imagem passará a ficar limpa e o som com melhor qualidade, sem ruidos e chiados. Agora para usufruir da imagem em HDTV, alta definição, e som com alta qualidade, você precisará de um aparelho específico Full HD e com conversor embutido. São as novas Tvs de Plasma e LCD.

Bom é isso, a Tv digital está no brasil desde 2007, e logo será adotada por outros países da América Latina.
A expectativa é que futuramente nós telespectadores poderemos interagir cada vez mais com a TV, marcando consultas médicas, comprando produtos pela TV, enviar mensagens, participar de jogos e de outras novidades qeu virão a acontecer.
Mas para isso o consumidor terá de esperar o término da especificação técnica que possibilitará a utilização do Ginga, plataforma de middleware de interatividade desenvolvida por universidades brasileiras. Para garantir que o Ginga estará livre do pagamento de royalties, o Fórum SBTVD assinou um acordo com a Sun Microsystems para, juntos, desenvolverem essa especificação utilizando a tecnologia Java em código aberto.
São muitas as possibilidades de interatividade e várias empresas estão trabalhando no desenvolvimento de aplicações que vão possibilitá-las. Em breve os usuários, utilizando o controle remoto, poderão responder a testes, obter informações sobre programas, comprar produtos anunciados, participar de enquetes, realizar operações bancárias etc.
Além disso, a adoção de uma plataforma nacional de middleware de código aberto, como o Ginga, possibilitará a geração de empregos com mão de obra qualificada, incentivo à pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo e expandindo o mercado de software e conteúdo interativo no Brasil, mercado esse de alto conteúdo tecnológico e de alto valor agregado.
Por enquanto o que temos é a melhor imagem e melhor som disponível, isso já é um enorme avanço se pensarmos que há alguns anos nós colocavamos esponja de aço nas antenas para capitar o sinal e ainda víamos fantasmas e cores invertidas, e as vezes até captávamos o rádio da polícia em algum canal chiado :)

Assista esse video em HDTV - Alta Definição





Links:
http://www.dtv.org.br/

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pão de Açucar: Sacolas Plásticas é Praga Ambiental

Tipo: Empresa Capital Aberto
Sede: Brasil
Indústria: Varejista (Retalhista)
Faturamento: US$ 20,84 bilhões (2008)
Nº empregados: 63.185 (2005)


Nesse Post iremos trazer dados e resultados de pesquisas tendo como fonte as principais redes mundiais e nacionais, assim como empresas de estatísticas como a Latin Panel, IBGE, ACNielsen e também órgãos como a APAS, ABRAS, Sebrae, Finep, etc.
Além de contar com o nosso conhecimento de varejo através de inovações criadas pela Tora Tora. (visite: www.toratora.com.br)
O varejo é uma área muito interessante para ser discutida já que movimenta 137 bilhões de reais anualmente no país e está a cada dia mais disputado e criando mais inovações em produtos e serviços para melhorar seus resultados.

A Companhia Brasileira de Distribuição, é a maior empresa varejista do Brasil, controlada por Abílio Diniz e pelo Groupe Casino francês.
O grupo teve origem com a fundação da doceria Pão de Açúcar, em 1948 por Valentim dos Santos Diniz (1913-2008), que posteriormente se tornou uma rede de supermercados. Desde 2003 o conselho de administração é presidido por seu filho, Abílio Diniz.
Hoje, a Companhia Brasileira de Distribuição conta com cerca de 560 lojas espalhadas pelo Brasil e também com importantes websites de comércio eletrônico.
É dono de várias redes conhecidas, tais como: Pão de Açucar, Extra Supemercados, Compre Bem.


Em 2008, o grupo faturou 20,86 bilhões de reais, permanecendo na segunda colocação entre as redes supermercadistas do Brasil, um pouco atrás do Carrefour.
O Pão de Açúcar informou que no primeiro trimestre de 2009 as vendas brutas somaram R$ 5,291 bilhões e foram 6% maiores que as de igual período do ano anterior. No conceito mesmas lojas, elas avançaram 4,6%. Já as vendas líquidas totais atingiram R$ 4,641 bilhões, com incremento de 9,4% no mesmo período.

O Problema: Sacolas Plásticas

As sacolas plásticas ou saquinhos de supermercado são uma "praga" moderna que deve ser aos poucos abandonada por todos nós. Saiba mais sobre seus malefícios e como eliminá-la de sua vida.

Resumo: A maioria das invenções estão diretamente relacionadas com nosso conforto e praticidade, porém muitas delas são colocadas no mercado sem nenhuma pesquisa mais profunda de seu impacto, principalmente ambiental. A regra é o lucro imediato. Este é o caso das sacolas plásticas ou "saquinhos de supermercado". Essa sacola é um derivado do petróleo, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, A quarta geração da sua família pode encontrar na rua uma sacola que você jogou fora hoje.

Estatísticas: No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma tonelada de plástico é necessária uma energia que daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora, sem contar a água utilizada no processo e o lixo resultante.

Efeitos: Esses sacos plasticos além de poluírem o meio-ambiente desde quando são produzidos, até quando são jogados fora, eles causam danos terriveis.

- Quando queimados soltam substancias toxicas.

- São jogados ao mar e confundem animais marítimos, principalmente as tartarugas que as confundem com algas e ao ingeri-las acabam com seu aparelho digestório entupido e morrem. Você podem conhecer o projeto TAMAR que expões muitos cadáveres de tartarugas e outros animais que morreram dessa forma

- Nas ruas e córregos elas entopem tubulações e boeiros, causando enchentes, e acumulação de lixos, o que aumenta riscos de contaminação e proliferação de animais como ratos e insetos, que transmitem doenças como a Denge e a Leptospirose

A Solução do Grupo Pão de Açucar: O Pão de Açúcar inovou ao trazer para seus clientes sacos plásticos biodegradáveis que se decompõem no prazo de um ano, e sacolas retornáveis. Com estampas de aves e animais em extinção, a sacola poderá ser colecionada. A renda será revertida para a Fundação Mata Atlântica.
Nossa Análise
O Grupo Pão de Açucar é um referencia em inovação no país, pioneira em várias iniciativas, é uma grande empresa que só melhora seus resultados a cada ano e está de parabéns por inovar em relação ao problema das sacolas não renováveis.
Porém não é suficiente para sanar o problema, pois sabemos que muitas lojas de suas redes ainda usam as tradicionais sacolas de plásticos.
O ideal seria acabar de vez com esse tipo de produto e substituí-lo por sacolas realemnte bio-degradáveis, as quais estão sendo produzidas no Brasil a partir da nossa cana-de-açucar e também do milho.


Mas enquanto essa iniciativa não é tomada por todas as lojas, estão aqui algumas dicas de o que podemos fazer:
  • Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o plástico;
  • As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;
  • Se a quantidade de compras for muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;
  • Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas;
  • De preferência pelos sacos de papel;
  • Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo;
  • Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados.

ALERTA - Saiba a diferença entre OXIbiodegradável e BIOdegradável clicando AQUI

Links:
http://www.sermelhor.com/
http://www.tamar.org.br/
http://www.akatu.org.br/

Ganhamos o TOP 2
Concorra a um Notebook
 

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cadê a Inovação?




INOVAÇÃO


Mais de 70% das empresas não investem em Inovação


Nova pesquisa da Unisys, realizada com 1.200 organizações em todo o mundo, revela uma considerável defasagem entre as metas de negócios e tecnologia da informação (TI) dos executivos e suas estimativas quanto à capacidade das organizações de alcançar esses objetivos.
Essa diferença indica que os executivos não estão aproveitando ao máximo as iniciativas e investimentos em TI e precisam de novas abordagens para modernizar os processos, os aplicativos estratégicos e as infra-estruturas tecnológicas para enfrentar os principais desafios de negócios.
Solicitados a expor seus objetivos de negócios mais importantes, os entrevistados do levantamento priorizaram as seguintes metas: conquistar novos clientes; estabelecer relacionamentos mais estreitos com eles; desenvolver novos produtos e serviços; aumentar as vendas e receitas; e abrir novos mercados.
Os executivos identificaram 10 características – quase todas relacionadas a investimentos em informação e TI – que consideram fundamentais para chegar a esses objetivos de negócios. Destacam-se entre elas a capacidade de apoiar a inovação, práticas de gestão de TI, tomada estratégica de decisões, abordagem de investimentos em TI, comunicações (fluxo de informação dentro da organização e entre organizações) e modelos de compras e de segurança de TI.
A pesquisa pediu ainda aos executivos que avaliassem o atual estágio da sua organização em relação à capacidade de execução em cada área e onde esperam que ela esteja daqui a três anos. Seguem os resultados:

  • 62% dos entrevistados pretendem, dentro de três anos, incentivar a inovação ou alcançar a liderança de mercado no apoio à inovação. Ainda assim, 70% dizem que não contemplam a inovação ou que sua capacidade é moderada ou está apenas em evolução;
  • Ao descrever as práticas de gestão de TI, 52% dos entrevistados esperam tratar a TI como um investimento ou diferencial em três anos, porém 72% a consideram uma função de apoio, um meio de aumentar a produtividade ou um gasto de capital;
  • 67% dos entrevistados desejam ter comunicações integradas e colaborativas com as principais partes envolvidas, mas somente 32% afirmam que já têm essa capacidade;
  • Embora apenas 51% dos entrevistados possuam estratégia e modelo formais e amadurecidos de compras de TI, 75% ambicionam tê-los dentro de três anos;
  • 60% dos entrevistados avaliam seu modelo de segurança como inexistente, limitado ou moderado; contudo, 75% almejam que ele seja de última geração em três anos.

Fontes:

Terra Negócios & TI

http://www.unisys.com.br/

http://www.convergenciadigital.com.br/

sexta-feira, 10 de abril de 2009

É o mundo ou seu produto que está em crise?


Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para gente !



Jim Goetz, da Sequoia Capital, e Dave Hersh, da Jive Software, adiaram projetos para minimizar os efeitos da crise financeira


Cortes ajudam empresa de tecnologia a sobreviver à crise.
Matéria do site Terra Tecnologia que na verdade é uma tradução de uma materia original do jornal New York Times merece destaque, pois trata de um tema muito importante, um fator que deve ser analisado em tempos de crise, ou seja, os produtos e serviços da sua empresa.
Antes de se falar em crise, já havia empresas com problemas, mals resultados, e não devido ao BOOM que ocorreu no mercado de imóveis norte-americano, mas sim à qualidade inferior de seus produtos e serviços perante a concorrência.
O que eu quero dizer é que empresas estão culpando a crise por estarem em péssimos dias, mas esquecem de olhar pra dentro para ver se realmente é a tal crise que está trazendo mals balanços.
Esse problema está ocorrendo com algumas empresas de tecnologia e TI.

Em outubro, quando Wall Street já estava emaranhada na crise financeira, muita gente no setor de tecnologia ainda acreditava estar isolada contra as piores consequências dos problemas. A Sequoia Capital, uma empresa de capital para empreendimentos que ajudou Google, Yahoo e YouTube no começo de suas trajetórias, não hesitou em usar o medo como forma de corrigir essa impressão ao convocar às pressas os presidentes de 100 das empresas norte-americanas em que tem investimentos para uma sóbria advertência que abalou a calma não só no Vale do Silício, mas em empresas iniciantes de todo o mundo.
Os executivos da Sequoia Capital fizeram uma apresentação intitulada Os Bons Tempos Acabaram, cuja primeira imagem era a de um porco com uma faca de açougueiro cravada na cabeça. Para as empresas iniciantes, eles alertaram, só a rapidez permitiria sobreviver - rapidez no corte de custos e em provar que seus negócios podem propiciar lucros.
Imagem dos Slides que a Sequoia enviou às empresas investidas


Dave Hersh, o presidente-executivo da Jive Software, chegou à reunião sabendo que teria de promover cortes. Só não sabia o quanto eles precisariam ser profundos e dolorosos. Nos meses que se seguiram, dezenas das empresas envolvidas demitiram cerca de mil pessoas, cancelaram novos projetos e se prepararam para a tempestade. Algumas fecharam de vez.
Hersh já vinha planejando demissões. Depois da reunião decidiu que a Jive demitiria cinco pessoas a mais e reformularia suas táticas de vendas, de modo a convencer empresas com problemas de custos a ainda assim adquirir o seu software. As mudanças promovidas pela Jive depois da reunião da Sequoia ilustram as maneiras pelas quais as jovens empresas cortaram custos e estreitaram seu foco em um esforço por sobreviver.
"A Jive serve como exemplo. Fez tudo certo", diz Jim Goetz, o sócio da Sequoia que integra o conselho da empresa. No trimestre encerrado em março, a Jive anunciou receita mais alta do que em qualquer trimestre de sua história, e planeja começar a contratar de novo. Mas no final do ano passado, a mensagem da Sequoia parecia especialmente incômoda para o grupo, que até 2008 vinha apresentando lucros.
Sediada em Portland, Oregon, a Jive foi criada em 2001 por dois antigos alunos da Universidade do Iowa, Matt Tucker e Bill Lynch. O software Jive Social Business emprega ferramentas características da Web 2.0, tais como páginas de perfis, fóruns e blogs, para ajudar empresas a criar redes sociais dirigidas a seus funcionários ou clientes.

Túmulo Capa da Apersentação (Bons Tempos)

Ao contrário de muitas empresas iniciantes, a Jive operou com lucros desde o começo. O software do grupo recebeu críticas positivas na imprensa especializada e foi adquirido por clientes conhecidos como Warner Brothers, Oracle e Nike. Em agosto de 2007, a empresa obteve US$ 15 milhões em capital junto à Sequoia, e triplicou seu número de funcionários.
Mas o grupo começou a tropeçar no ano passado. Levou apressadamente ao mercado uma versão de seu software que apresentava diversos problemas. Fez más contratações, devido à pressa de se expandir, e isso enquanto outras companhias estavam cortando seus orçamentos de software. A Jive registrou prejuízo pelo primeira vez.

"Para ser franco, parte da disciplina e da frugalidade que eram parte da cultura da empresa começaram a desaparecer", diz Goetz. "É a sensação de conforto que surge quando uma nova companhia obtém capital forte, algo que se vê o tempo todo".

Sete dias depois da reunião na Sequoia, Hersh demitiu 25 dos 150 funcionários da empresa, e dispensou alguns prestadores de serviços. Entre eles havia diversos vendedores e três executivos que não estavam capacitados a dirigir a empresa para além de sua fase inicial, diz Hersh. Ele cancelou um projeto de mensagens instantâneas e demitiu os engenheiros que respondiam por ele.
Na mesma tarde, ele convocou os funcionários restantes para uma reunião. Colocou em um slide de apresentação o nome dos funcionários demitidos. Hersh calculava que, dessa forma, os funcionários se preocupariam menos em olhar em torno deles para descobrir quem havia rodado e poderiam se concentrar na mensagem.
Ele detalhou todos os erros da empresa, aproveitou algumas das informações da reunião da Sequoia e disse ao seu time que a companhia precisava reter caixa, realizar cortes rápidos e profundos e investir com base nos resultados e não antes dele, como aconteceu quando fizeram contratações excessivas.

"O pessoal estava chocado, incomodado", disse Dennis Deveny, um diretor de vendas na Jive. "Minha impressão era a de que Dave estava quase chorando". Depois de todas mudanças na empresa, Hersh, um sujeito de aparência bastante conservadora, prometeu aos funcionários que, se eles vendessem US$ 8 milhões em software no quarto trimestre, comemoraria a façanha com uma tatuagem.

O objetivo foi atingido, e por isso, em uma tarde chuvosa de janeiro, ele chamou um tatuador, tomou um copo de uísque, ergueu a perna da calça, esticou o tornozelo e aguentou a dor enquanto o tatuador gravava um oito em números romanos, desenhado pelo mesmo funcionário que criou o logotipo da Jive.

Ele diz que, desde então, quando outras pessoas tatuadas puxam conversa com ele sobre o significado de suas tatuagens, a maioria diz que elas representam o ciclo de sua vida. Hersh diz que "já eu conto que nós atingimos uma meta".

Fontes:
  • Terra Tecnologia
  • Venture Beat
  • New York Times



Veja a apresentação da Sequoia na íntegra:

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More