O Valor de uma Ideia Genial

Você já teve alguma idéia genial?

Mundo: A Farsa do Crescimento Chinês

Parece cena de seriado, as cidades fantasmas que a China levanta para manipular o PIB do país

Luxo: Conheça tudo sobre a casa mais cara dos Estados Unidos

A vida das pessoas mais ricas do mundo estão aqui no blog para você conhecer de perto.

Mc Donalds

A história da maior e melhor rede de fast food do mundo.

Tecnologia

Conheça tudo o que tem de mais inovador no mundo da tecnologia.

Brilhante Laços

Fábrica de laços e acessórios para cães e gatos.

Patrocinadores

Conheça nossos pacotes e promoções para anunciantes, e leve seu negócio para os milhares de leitores do blog.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Lampada Acesa: O Valor de uma Idéia Genial !

Você já teve alguma idéia genial? Algum tipo de produto ou solução que poderia gerar milhões, mas não soube como fazer, ou simplesmente não teve coragem de largar tudo para desenvolve-la?
O post de hoje será dedicado a "Genios", que na verdade são pessoas comuns como todos nós, só que a diferença deles para a grande maioria é que eles botaram suas idéias em pratica, e qual foi o resultado disso? LUCROS !!!, todos receberam uma boa quantia por essas realizações, além de reconhecimento e um título de GÊNIO...
Para provar que todos os personagens desse opst são pessoas comuns, apenas esforçadas eu vou citar alguns fatos, vejam só.

Você conhece Guglielmo Marconi? Ele foi um Italiano que a saber de pesquisas sobre onjdas de rádio, começou a ter idéias e ensou em usá-la na comunicação, um aparelho muito usado na época era o telégrafo com fios. Marconi pensou em utilizar as ondas de radio para substituir os fios e criou então o telégrafo sem fio, mas foi ridícularizado no início, pois os "estudiosos e cientistas" diziam que as ondas de radio não eram capazes de vencer a curvatura da terra. Mas ele acreditou na sua idéia e a pôs em prática.
Criou então o antecessor do rádio, nascido oficialmente em 1918, e de toda a tecnologia atual da telefonia celular. Morreu Morreu em 1937 com a alcunha de "pai do rádio", um Nobel de Física e com o controle da Marconi's Wireless Telegraph - embrião da até hoje gigante dos eletroeletrônicos RCA.
Porém invenções como o Radio, a Lampada, o Telefone, o Carro, são ideias complexas, que realmente revolucionaram o mundo, mudaram a história, são dignas de Prêmio Nobel. Inclusive a própria dinamite criada por ele.
Mas existem outras invenções, aqui no Brasil mesmo, que fazem parte do seu dia-a-dia, idéias simples que geram milhões de reais.
Como por exemplo o Lacre de Plástico:

Uma idéia simples que revolucionou os sistemas de segurança em todo o mundo. O lacre de plástico foi criado há mais de 40 anos, pelo engenheiro Eduardo Lima, em Paraíba so Sul, no RJ. Uma peça que uma vez fechada, só pode ser aberta se for violada. Hoje a família tem uma fábrica que produz 15 milhões de lacres por mês e emprega 315 pessoas.Apresenta a grande vantagem de substituir os lacres de chumbo, material que abride o meio ambiente, pelo plástico, que pode ser reciclado. O lacre de segurança é encontrado em medidores água, de energia, placas de automóveis, e até ogivas nucleares. Detalhe: A empresa investe 2 milhões de reais por ano em pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos. Idéias simples podem mudar o mundo, gerar empregos, revolucinar a vida de muitas pessoas. É preciso acreditar.
Uma idéia simples que pode ajudar milhões de pessoas, vale ouro. milhões e as vezes até bilhões de reais.
Um setor que vem gerando novos Gênios é o setor da informatica, mais especificamente da internet, web business.
O you tube - site de videos-, foi criado por dois amigos e em menos de um ano foi vendido para o google por aproximadamente 1,6 bilhões de dólares.
Uma outra história que mostra claramente que qualquer pessoa dedicada que bota suas idéias em prática, pode se dar bem é a história dessa menina de apenas 17 anos:

O nome dela é Ashlley Quall uma americana de 17 anos, que descobriu como transformar a febre pelas redes sociais em dinheiro.
A garota de Detroit criou uma empresa para a criação de páginas personalizadas para o popular portal MySpace. Resumindo, ela aprendeu como fazer banners e templates para sites, e personalizou com desenhos animados famosos, musicas, cores atrativas e deixou à disposição dos usuário para eles personalizarem seu Myspace que é similar ao Orkut utilizados pelos brasileiros. Segundo o site TG Daily, o site de Quall, chamado whateverlife.com, recebe mensalmente entre seis e nove milhões de acesso, o que rendeu à companhia, em 2006, lucro de US$ 1 milhão.
O valor surpreende, principalmente pelo investimento inicial da adolescente: apenas US$ 8, que pegou emprestado com a mãe para a compra do domínio. O foco da empresa hoje é o público feminino, e chega a ser mais popular que grandes companhias voltadas para o mesmo público, conforme noticiou o site Tech.Blorge.
Em entrevista ao jornal Crains Detroit Business, a nova empresária diz que as adolescentes que procuram seus serviços querem estar conectadas e com sua pouca idade atrai outros jovens que acreditam que serão melhor entendidos.
Embora a empresa tenha apenas dois anos, o interesse de Ashley por páginas personalizadas no MySpace começou em 2004, quando ela tinha apenas 14 anos, e começou a criar modelos para seus amigos. Os trabalhos foram inseridos em um site.
Em 2005 a popularidade de seus templates se tornou tão grande que exigiu a contratação de um servidor dedicado. Para financiá-lo, a jovem inseriu a ferramenta de publicidade Adsense, da Google, em suas páginas, o que rendeu seu primeiro cheque de US$ 2.790.
A demanda aumentou e, em janeiro de 2006, a jovem precisou sair da escola para se dedicar em tempo integral ao negócio, que hoje rende entre US$ 40 mil e US$ 70 mil ao mês, e recusou uma generosa oferta de US$ 1,5 milhão de uma parte agindo em nome de Brad Greenspan, co-fundador do MySpace.
Uma proposta posterior da mesma parte, também recusada, envolveu o pagamento de US$ 700 mil, um carro no valor de US$ 100 mil e um programa na Internet com orçamento de US$ 2 milhões. A jovem recusou as propostas milionários por querer ver até onde uma companhia criada do zero poderia chegar.
"Se eu quisesse fazer um programa na Internet, poderia fazer por mim mesma. Eu tenho a audiência", declarou Ashley à revista Fast Company. As páginas personalizadas de Quall são oferecidas gratuitamente, o que aumenta o interesse e permite que seu lucro seja inteiramente baseado em anúncios. Do dinheiro recebido, a maior parte do investimento vai ao próprio site, exceto por um salário de US$ 2 mil que a garota se atribuiu.
O próximo projeto de Quall é que seu portal esteja disponível para celulares, com templates que serão vendidos por valores entre US$ 0,49 e US$ 1,99, ou através de um plano mensal de US$ 9,99.

Se uma menina de 17 anos pode ganahr milhões com uma idéia simples, você também pode. Coloque a sua idéia em prática antes que seja tarde.

Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar.”
Dr. Edwin Land - Inventor do Polaróide


Recebemos o Prêmio de TOP 2 Blog de Empreendedorismo
Concorra a um Notebook
Obrigado a todos os leitores que votaram no prêmio Top Blog 2010

A crise está te afetando?


Há mais de um ano o mundo só fala dela, em todos os jornais, ou melhor, em todos os canais de comunicação, seja online ou no dia-a-dia conversando com amigos naquela padaria que tomamos café da manhã:

- Nossa, você viu aquela montadora americana que demitiu o presidente? Se o governo não ajudá-la ela vai falir.
- É amigo eu vi, e você ficou sabendo que o governo americano emprestou bilhões de dólares para aquela financiadora?
-Nossa, a crise tá feia né? tem muita gente desempregada. Ainda bem que eu continuo com o meu emprego, a crise está passando longe de mim, graças a Deus.

Muitas pessoas pensam dessa forma, assistem diariamente nos noticiários que a crise afetou mais uma grande empresa, que a cada dia o número de desempregados no mundo está aumentando, mas acha que com si próprio nada aconteceu, a crise não o afetou.
Eu estou dedicando esse post justamente a esse tema: Como a crise está afetando você brasileiro? Não sabe? Então fique de olho !!!
O governo brasileiro vem afirmando que o País está preparado para lidar com a crise que tomou conta do sistema bancário americano. É tido com certo, porém, que nenhum país não está imune.
Para nós brasileiros é fácil entender que a crise chegaria a nos afetar, pois se está afetando os estrangeiros, que são os investidores da bovespa, nossos compradores de matéria prima, resumindo, se as pessoas que investem e colocam dólar no nosso país estão em crise, então nós também estamos. Se as multinacionais que possuem sub-sedes no nosso território e empregam milhares de brasileiros estão em crise, então nós também estamos. é como um efeito dominó, todos estamos interligados.



A Bolsa de Valores de São Paulo foi a primeira a sentir os impactos da crise. A bolsa brasileira acaba sendo ainda mais castigada pelo fato de estar baseada em um país emergente, o que, aos olhos do investidor estrangeiro, significa maior risco.


O agravamento da crise fez com que a moeda americana subisse. Dólar mais caro é prejudicial para os importadores e também para brasileiros que pretendem viajar para o exterior.
Há, ainda, um efeito indireto sobre a inflação, já que o dólar mais caro acaba encarecendo diversos produtos, pressionando a inflação para cima.
O Banco Central deu sinais de que, se dólar continuar nesse nível, será obrigado a dar continuidade ao aumento dos juros, apesar da crise.
As empresas brasileiras, principalmente as exportadoras, vêm sentindo as conseqüências da escassez de crédito no mercado bancário internacional.
O fato preocupa o governo, já que metade das exportações brasileiras - o equivalente a US$ 100 bilhões - é financiada por bancos no exterior.
O volume de crédito para exportação revelou-se 32% menor do observado em abril do ano passado, antes da crise.
O governo brasileiro afirmou que está formulando um plano para ampliar as linhas de financiamento ao exportador.
O governo também já admite uma freada no PIB, prevendo algo em torno de 3% e 3,5%. Ao preparar o orçamento de 2009, em agosto, o governo havia previsto um PIB 4,5% maior.

Então, você pôde perceber de um forma simples que a crise realmente está afetando o mundo todo.
O café da padaria já está mais caro, a sua viajem para o exterior será adiada, produtos importados, computadores, carros, eletronicos em geral estão subindo a cada dia junto com o dólar. Os bancos não estão oferecendo crédito fácil. a bolsa só cai e junto com ela as empregos dos brasileiros.
Empresas estão cortando vagas.
O mundo inteiro está em crise. Precisamos abrir os olhos e começarmos a criar políticas favoráveis contra a crise, pois como vimos no ultimo post sobre a crise, junto com os prejuizos, virão muitas oportunidades principalmente para os países mais pobres.

"O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque."
Teoria do caos

sábado, 28 de março de 2009

A Revolução GOOGLE !

Google, o maior site de pesquisas do mundo hoje, após 10 anos de sua fundação, tornou-se o maior exemplo de sucesso no mundo do empreendedorismo na internet.
A idéia de melhorar sistemas de busca online, feita através de um trabalho de doutorado acabou sendo um utilitário indispensável para quem quer navegar na rede, seja por diversão, entretenimento, estudo ou trabalho.
A empresa que começou em uma garagem, fundada com apenas três funcionários, hoje possui mais de 20 mil e já alcançou lucro líquido anual superior a 3,5 bilhões de dólares.
O que começou com uma ferramenta de busca, hoje possui dezenas de ferramentas desde o Gmail, um e-mail com grande espaço disponívels, o Blogger que é esse serviço que você está utilizando agora, até o Google Earth que te faz viajar para qualquer lugar do mundo.
Entre essas ferramentas existem muitas que hoje em dia possuem tantos usuários quanto o próprio Google Search. Orkut, YouTube, Gmail, Google Maps, Google Toolbar, etc.
Pra impressionar ainda mais , o Google possui hoje a quantia de 20 PETABYTES de dados processados por dia. Só para dar uma idéia, um petabyte são 1024 TERAbytes, ou se preferirem, 1.048.576 GIGAbytes.

Um breve histórico desssa jornada vencedora, com os principais fatos ocorrido nesss anos:

1998: o Google é fundado oficialmente por Larry Page e Sergey Brin após receberem um cheque de 100 mil dólares destinados à Google Inc. (que ainda não existia), a Idéa de Larry era que a empresa chama-se Googol, que significa o número 1 seguido de cem zeros, mas quando esse nome foi passado para o nivestidor, ele escreveu "Google" no cheque, o que os obrigou a ficar com esse nome.

1999: o Google recebe seu primeiro grande investimento um aporte de 25 milhões de dólares de investidores de risco.

2000: lançado o Google Directory, um diretório de links que é tido como um dos primeiros serviços do Google além do sistema de busca.Além diso foi fechado um acordo cmo a Yahoo e o a Google indexou seus resultados de busca, isso resultou numa ampla divulgação da marca.
A idéa era licenciar sua tecnologia, assim como foi feito com a Yahoo, mas a idéia não trouxe os resultados esperados, então começaram a exibir banners e publicidades, resultando na criação do Google AdWords

2001: o Google compra uma empresa chamada Deja News, cuja tecnologia foi incorporada ao serviço que hoje nos é apresentada como Google Groups e ainda lança um buscador de imagens. Ainda nesse ano Eric Schmidt, que até então trabalhava com CEO da Novell, assume o cargo de diretor executivo do Google. Page e Brin tiveram certa relutância em disponibilizar esse cargo, mas o “aconselhamento” de investidores serviu de base para a decisão. Hoje, Schmidt, Page e Brin são os nomes mais importantes do Google.

2002: surge o Google News, serviço que agrega de maneira automatizada links para notícias do mundo inteiro. Apesar de não ser muito popular, é considerado indispensável por quem o utiliza regularmente.

2003: o Google comprar o Blogger, até hoje, um dos serviços de blogs mais utilizados do mundo e ainda implementa meses depois o serviço AdSense, que exibe anúncios publicitários em sites de uma rede de parceiros. Além de elevar a receita da empresa, o Google AdSense serviu para alavancar as finanças de uma infinidade de sites no mundo inteiro.

2004: o Google lança o Orkut, a rede social que virou febre no Brasil, mas que, tempos depois, se mostrou um fracasso em outras partes do mundo. Seguindo o Orkut, o google lança oficialmente o Gmail, seu revolucionário serviço de e-mail como 1 GB de capacidade. No início, era necessário ter convite para criar uma conta, assim como no Orkut.Outro acontecimento imoprtante nesse ano foi o Googleter lançado ações na Bolsa. O custo inicial de seus papéis era de 85 dólares. Hoje, cada ação tem valor próximo a 450 dólares.

2005: o Google anuncia o serviço Google Maps, baseado em tecnologia da empresa Where2, comprada no ano anterior, e então lança o programa que permite a qualquer pessoa ver o mundo na tela de seu computador: o Google Earth. Essa incrível ferramenta é, na verdade, oriunda da Keyhole, empresa comprada pelo Google em 2004. Ainda em 2005 foi disponibilizada a primeira versão do comunicador instantâneo Google Talk. O serviço não se torna muito popular, mas consegue uma boa base de utilizadores ao ser adicionado à interface do Gmail e Orkut.E Vinton Cert, um dos criadores da internet e atual vice-presidente do Google, passa a fazer parte do alto escalão do Google.

Sede do Google - Vista pelo Google Earth
2006: o Google se envolve no que se tornou uma de suas maiores polêmicas: a aceitação de condições de censura impostas pelo governo chinês em sua atuação na China. Nesse ano o Google comprou o Writely, editor de textos on-line que, após várias mudanças, deu origem ao Google Docs e também comprou o You Tube, um negócio que envolveu o incrível valor de 1,65 bilhão de dólares.

2007: em um negócio envolvendo 3,1 bilhões de dólares, o Google anuncia a compra da Double Click, notícia que afetou os ânimos da Microsoft e também nesse período o Google anuncou oficialmente o projeto Android, uma plataforma para dispositivos portáteis.

2008: o Google lançou o Google Health, serviço até certo ponto polêmico e que se propõe a servir de base de informações médicas para seus usuários. Também em 2008 o google fecha um ótimo acordo com a Yahoo para exibir publicidade contextual nas páginas de resultados de busca deste último. A iniciativa é vista como uma manobra do Google para dificultar a tentativa da Microsoft de adquirir o Yahoo!. E para continuar entrando em outros mercados relacionados à rede o Google entrou para a briga dos navegadores de internet ao lançar o browser de código aberto Chrome.

2009: O google este ano já lançou ferramentas incríveis, como o Ocean in Google Earth que permite os usuários a explorar as profundezas dos oceanos. O Google Latitude, que permite localizar pessoas através do celular e o Google PowerMeter que é uma ferramenta de controle de consumo de energia elétrica.

Filme
Google! 10 Anos

Um vídeo produzido pelo escritório do Google no Reino Unido mostra os 10 anos de história da maior empresa da era da internet resumidos em apenas 2 minutos, mas que vai desde o lançamento do buscador até os dias atuais, vale a pena conferir, clique aqui. (You Tube)


Links úteis:

Lista de produtos do Google


"Se existe, tá no Google!"
Frase Popular

Crise Mundial: Inovação é a Solução!

"Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos.
A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.
Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções.
A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo.
Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la." -
Albert Einstein -
Prêmio Nobel da Física de 1921

Como disse o comunista antifascista Antonio Gramsci , filósofo e cientista político italiano :"A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer."
Para muitos, a crise representa medo, perigo, falência, morte, inúmeras inadinplências e juros altos onde a oferta supera demais a demanda. Enquanto isso, para poucos, não passa de uma grande porta que se abre cheia de oportunidades, necessidade de inovação, de novos pojetos e idéias para melhorar a economia mundial, ou seja, uma grande chance para uma renovação tecnológica, avanço em todos os setores da economia e da política.
Essa linha de pensamento sobre crises é conhecido por muitos, mas aplicada por poucos. Quem não sabe que o mundo evoluiu consideravelmente nos períodos das grandes guerras mundiais?
A industria se desenvolveu nos maiores momentos de crise que a humanidade já passou, desde então a tecnologia corre a cada dia numa velocidade difícil de se acompanhar.
Buscando ainda mais atrás, as civilizações evoluiram quando havia escacez de alimentos, água, abrigo. Logo aprenderam a plantar, tecnicas de irrigação, avanço da medicina e por ai vai, a nossa história é a prova de que a crise repersenta evolução e renovação através de inovações.
Para relacionar esse assunto à crise atual que começou a nos preocupar em 2008, precisamos entendê-la. Embora existam milhares de artigos relacionados a essa crise, ela pode ser explicada de uma forma muito simples, dividindo-se em 4 etapas:
  1. O Estouro da Bolha Imobiliária: Milhões de americanos empolgados com a alta do mercado imobiliário em 2006 e baixos juros do Fed, o Banco Central americano, apostaram na compra de novos imóveis através de financiamentos e empréstimos, isso gerou uma grande circulação de títulos e que possibilitou ainda mais empréstimos a juros baixos (1% ao ano). Porém essa grande oferta gerou a desvalorização e provocou uma epidemia de calotes e hipotecas cobradas que, por sua vez, provocou que os títulos ancorados nessas hipotecas que circulam no mercado despencassem de valor.
  2. Bancos Endividados: Esta perda de valor e alta inadinplência fez com que muitas instituições financeiras terminassem com pouco capital nas mãos em relação a suas dívidas que eram muitas, pois eles emprestaram muito capital para esses investimentos na época da bolha.
  3. Medo de Oferecer Crédito: Os bancos não querem investir as suas poucas reservas, com medo de não suportarem a crise. E a crise então se reflete pro mundo, e os bancos japoneses, e europeus, bloqueiam investimentos nos EUA.
  4. O Ciclo que Caracterisa a Crise : Para pagar suas dívidas, essas instituições têm procurado vender os papéis que têm, incluindo os títulos ancorados em hipotecas, o que empurra ainda mais para baixo seu preço, conseqüentemente desvalorizando ainda mais suas reservas. É um ciclo vicioso. O governo tem planos de comprar bilhões de dólares desses titulos desvalorizados para ajudar as instituições, porém a crise já está estabelecida, e refletida no mundo inteiro, pois com o país mais rico endividado, diminuiu-se os costumes consumistas, e as empresas que pararam de vender foram obrigadas a cortar funcionários, aumentando a taxa de desemprego no mundo todo, o que causou ainda mais a diminuição do consumo, aumento dos juros, escassez de créditos, medo de investir, conservadorismo internacional, e por ai vai, como um efeito dominó o mundo todo sofrendo pela crise


Porém como foi destaque no inicio desse post, para uma minoria empreendedora, isso tudo significa uma enorme oportunidade de renovação.

O próprio gênio, Albert Einstein disse: "Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento. "
Para escapar da crise, o mundo precisa de novas idéias, inovações tecnologica. As empresas afetadas ou com medo da crise estão apostando todas as suas fichas nesses projetos.
A Multinacional Intel, por exemplo: "Algumas das melhores inovações da história surgiram em tempos de crise". Quem faz essa afirmação é o vice-presidente da Intel, Anand Chandrasekher, que aproveitou o Mobile World Congress para anunciar que a companhia aposta em novidades para vencer a crise econômica mundial.
O ciclo vicioso que a crise demonstra é diferente para os empreendedores, é pura oportunidade!
O Brasil, para fugir da crise, apostará em inovação, através de politicas de incentivo ao empreendedorismo, surgirão novas empresas, com isso, novos empregos, aumentando a taxa de consumo, mudando a cultura para uma cultura mais voltada à inovação, tecnologia, novas ideias, empreendedorismo, isso gerará novas empresas, atrairá investidores, e está ai o ciclo que a crise representa para os inovadores:
  • Apostar na inovação como mecanismo de incorporação efetiva de valor a partir das atividades intelectuais. Estamos vivendo a sociedade do conhecimento; Aproveitar a ocasião para realizar reformas modernizadoras, que permitam a diminuição de nossa distância em relação ao mundo desenvolvido.
  • Incentivar o empreendedorismo como instrumento de geração de oportunidades, ocupação e renda.
  • Valorizar o desenvolvimento social e a sustentabilidade como elementos prioritários desse processo. Com a inserção do Brasil no mercado competitivo global, o Brasil pode dar um salto, tendo em vista seu potencial empreendedor-criativo, o que reforça o papel da educação e da cultura.É uma chance ímpar de evoluir, o mundo precisava dessa crise, o Brasil não pode deixar essa chance escapar.
"A crise representa oportunidade de crescimento."Leonardo Boff - Franciscano expoente da Teologia da Libertação no Brasil

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More