quarta-feira, 13 de maio de 2009

Inovação na AHR Expo 2009

Há tempos eu não escrevo na coluna VAREJO não interessante para muitas pessoas, porem esse setor que movimenta 237 bilhoes de reais por ano no Brasil é uma área muito interessante, aberta a inovaçoes e cheias de oportunidades para os empreendedores.

O Destaque de hoje é o Conversor de Freqüência específico para supermercados que ganhou o prêmio de Inovação na AHR Expo 2009

Um júri formado por engenheiros da ASHRAE escolheu a Danfoss para receber o prêmio de Inovação de Refrigeração na AHR Expo 2009, a mais importante feira de Refrigeração e Ar Condicionado do mundo. O produto que recebeu a homenagem foi o conversor de freqüência recém desenvolvido para aplicações em compressores, bombas e ventiladores que economiza energia, pois essas são as aplicações mais comuns e que consomem mais energia na refrigeração de supermercados.

“No desenvolvimento do AKD 102, nós trabalhamos junto à profissionais do ramo de varejo de alimentos para criar um conversor que seja configurado e comissionado com o uso de termos comuns de refrigeração e lógica ao invés dos “computadores” que encontramos em outros conversores,” disse David Hebel, Gerente de Desenvolvimento Comercial da Danfoss na América do Norte.

Hebel demonstrou a configuração Setup Wizard do conversor que faz o trabalho do instalador, um processo confortável com o uso de linguagem familiar aos técnicos em refrigeração. Cada acionador na série AKD 102 series, de 1,5 a 125 HP, usa o mesmo manual e configuração Setup Wizard. Os técnicos utilizam métodos idênticos para configurar, comissionar, ajustar e solucionar problemas com cada conversor. Isto foi visto como uma vantagem positiva pelos profissionais da indústria de alimentos, que costumam ter várias aplicações de diferentes tamanhos em uma única instalação.

Em aplicações de refrigeração, o AKD 102 constantemente combina a saída do compressor com a demanda, resultando em maior coeficiente de desempenho (COP). “Com o AKD 102, não há desperdício de energia,” disse Hebel. As bombas e ventiladores tornam-se oportunidades atraentes para a economia de energia com o AKD 102 porque consomem energia segundo a Lei da Afinidade. Este princípio da física afirma que, quando a energia é usada para acionar um eixo rotativo, o uso de energia é proporcional ao cubo da velocidade do eixo. Combinando a carga, os ventiladores projetados para carga de pico podem ter desempenho bem-sucedido em velocidade reduzida aproximadamente em 85% do tempo.

A redução da velocidade da bomba e do ventilador resulta em uma considerável economia de energia. O Prêmio para o acionador AKD 102 elevou para sete o número de prêmios que a Danfoss levou para casa no mesmo número de anos, um recorde inédito. A Danfoss é também a primeira empresa a receber dois Prêmios de Inovação em um ano. O segundo prêmio foi por ter desenvolvido o compressor de voluta Apexx VSH de velocidade variável R-410A para ar-condicionado comercial.

0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More