domingo, 31 de maio de 2009

Como mudar a política do Brasil ?


A Cara do Povo


Você acha que só existe político ladrão?
Você já se perguntou se alguma vez a política brasileira foi boa? Algua vez deixou de ter escandalos de corrupção?
Nunnnncaaaa...
E isso simplesmente porquê quem está no poder somos nós, brasileiros, corruoptos por natureza, é duro aceitar, mas a política de nosso país é somente o reflexo de nossa cultura.
Os políticos brasileiros são "a cara do povo" e isso incomoda a população, que não quer se ver espelhada em seus eleitos. 'A cara do povo', que inclui a mentira e a corrupção, não é a 'cara do outro', mas é a 'cara' de nós mesmos". Os eleitores votam pensando em seus interesses privados e, com isso, elegem políticos com a mesma lógica de conduta.
Os políticos são a cara do povo, por mais que não gostemos de nos ver espelhados assim. Eles representam as classes dirigentes, os industriais, os banqueiros, os intelectuais, os operários, os agricultores, a juventude, os homens e as mulheres.
Essa imagem de corrupto e mentiroso não retrata um individuo e sim uma coletividade cultural. Por isso, de certa maneira, a crítica aos políticos deveria servir para uma auto-avaliação, o que normalmente não é feito.
Pesquisa recente indica que boa parcela da população brasileira diz que agiria da mesma maneira (dos políticos) se tivesse cargo público, ou seja, cuidaria dos interesses privados. A atitude de muitos políticos estaria reproduzindo a falta de espírito ou interesse público da população. E isso também se revela no hábito arraigado de "tirar vantagem em tudo", no descumprimento de tantas normas no comportamento público, a começar pela sonegação de impostos, pela busca de auxílio do Estado e dos políticos quando se precisa de um favor ou de um privilégio.


No entanto, tal atitude de políticos não se torna correta ou legítima simplesmente porque a população age da mesma forma. Como nem tudo o que é legal é moralmente correto, é importante entender o que está acontecendo para evitar o julgamento imediato e dizer que toda a política e todos os políticos são maus do ponto de vista ético e que o cidadão é passivo ou bom em tudo o que faz.

É evidente que os homens e mulheres públicos devem ser os primeiros encarregados para que o interesse público prevaleça sobre o privado e não o contrário. Por isso, neste caso, o maior erro legal e moral é dos políticos. É ruim ficar sem saída neste círculo historicamente vicioso. É importante que alguém tenha a ousadia e a coragem de quebrar a lógica dominante.

Partindo do pressuposto que o voto também é um tipo de opinião pública, por que o eleitor elege candidatos envolvidos em escândalos ou denúncias?

Quer mudar a política do Brasil ? Comece mudando a si mesmo e as pessoas que o rodeiam.

VOTE TOP BLOG, CLIQUE NO BANNER E AJUDE O COLUNAS DE HÉRCULES

3 Comentários:

Responder

Gostei muito dessa postagem, esse é o tipo de motivo pelo qual eu gostaria de estudar Ciências Políticas: a minha vontade é de ter a coragem de mudar, mas sempre que eu digo isso me dizem "se você não entrar nos esquemas dos pliticos e tentar denunciá-los, eles mandam te matar". Talvez isso seja verdade, mas talvez também seja necessário.
Concordo com o ponto de vista de que os politicos são o reflexo do povo, pois todos nós cometemos pequenos atos de corrupção, seja furando fila em banco, não devolvendo troco errado... é triste, e há alguns anos eu tentei mudar isso pelo menos em mim.

Responder

Muito bom , sua coluna vai me ajudar bastante na escola , muito obrigada .

Responder

Muito bem elaborado o texto, concordo plenamente e infelizmente não vamos para frente pela busca sempre ao capital. Muito bom!

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More