domingo, 26 de abril de 2009

Mc Donalds - História e curiosidades !

Presente em 119 países em mais de 31 mil cidades, com faturamente superior a 22 bilhões de dólares anuais, essa rede atende mais de 50 milhões de pessoas todos os dias. Uma das marcas mais conhecidas no mundo, símbolo do captalismo e da globalização, a empresa Mc Donald's é o tema da coluna MUNDO dessa semana
Meu Twitter: @Adriano_no


Curiosidade: Quando você for ao restaurante, preste atenção como os atendentes colocam o lanche na bandeija o "M" estará sempre virado para você :)

1937: Os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada de Airdome em Arcadia, Califórnia e 3 anos depois eles mudam a barraca Airdome para San Bernardino também na Califórnia, onde eles abrem um restaurante McDonald´s na Rota 66 que era especializado em churrasco.Então eles contrataram 20 garçons que usavam patins, para entregar o pedido do cliente no carro. Isso se tornou popular e muito lucrativo.

1948: Depois de notar que a maioria do dinheiro que eles ganhavam vinham dos hamburgeres, os irmãos fecharam o restaurante por diversos meses para criar e implantar um inovador Sistema de Serviço Rápido, uma espécie de montagem em série para os hamburgers. Quando o restaurante é re-aberto ele passa a vender somente hamburgers, milkshakes, e batatas fritas, se tornando um extremo sucesso, cuja fama é espalhada de boca a boca.
Curiosidade: O 1º hamburguer vendido no Mc Donalds custava U$ 0,15

1953: Os irmãos McDonald começaram a criar franquias de seus restaurantes, com Neil Fox abrindo a primeira franquia do restaurante. O segundo restaurante foi aberto em Phoenix, Arizona. Foi o primeiro a usar o estilo baseado nos Arcos de Ouro; no mesmo ano o restaurante original foi reconstruído baseado nesse estilo. Ainda em 1953 o 4º restaurante foi aberto em Downey na Califórnia, na esquina com a Lakewood e Florence Avenue, onde hoje é o mais velho restaurante em funcionamento.
Curiosidade: A rede demorou 1 ano para abrir a décima loja, e mais um ano para abrir a milésima loja

1954: Ray Kroc fica fascinado com o restaurante McDonald's durante uma visita e descobre sua extraordinária capacidade e popularidade. (Outros que visitaram o restaurante e acabaram se inspirando na idéia do restaurante foram James McLamore, fundador da marca rival Burger King, e Glen Bell, fundador do restaurante Taco Bell.) Depois de ver o restaurante em operação, Kroc propõe aos irmãos McDonald, que já vendiam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (Califórnia e Arizona), sendo dele próprio a primeira franquia.

Curiosidade: Kroc, que fez amizade com Walt Disney durante a guerra, tentou colocar um Mc Donalds na Disneylândia que estava prestes a ser inaugurada, mas Walt não quiz.

Ray Kroc

Dái pra frente o Mc Donald's não parou mais:
Ray Kroc comprou a empresa por 2,7 milhões de dólares, e começou a expandir a marca.
O palhaço Ronald Mcdonald foi criá-do comk a proposta de atrair crianças para a rede e até hoje o marketing da empersa se destaca por atingir crianças a partir de 2 anos de idade.
Em 1997 foi aberta a primeira loja fora dos Estados Unidos, em Columbia no Canadá e em 1968 foi criado o seu lanche mais famoso, o Big Mac.

E não é a toa que ele é o lanche mais famoso do mundo !

Curiosidades Big Mac:
Por causa de sua receita que a alface americana existe no Brasil, foi trazida pelo Mc Donalds em 1979 as primeiras plantações, para manter o padrão de qualidade da rede
No Brasil é vendido 147 mil Big Mac por dia.
O pão do Big Mac possui em média 178 grãs de gergelim, semente usada desde a idad antiga pelos egípcios
O Hamburguer é 100% carne bovina em todo o mundo, menos na Índia que é utilizado carne 100% de carneiro.

E foi assim se espalhando pelo mundo todo chegando a outros países nos anos seguintes:

1971: Japão, Países Baixos, Alemanha, Austrália, 1974: Reino Unido, 1976: Nova Zelândia, 1979: Brasil, 1986: Itália, 1988: Hungria (primeiro país comunista a ter Mc Donalds), Iugoslávia, 1990: União Soviética (Inaugurou como se fosse uma rede canadense, por motivos políticos), 1991: Portugal, 1992: China, 1994: Egito, 1996: India, o na Bielosrrússia que se torna o centésimo país a receber uma franquia.

Curiosidade: Na Alemanha, o Mc Donalds vende cerveja
Amo muito tudo isso !

Obrigado a Quem Votou, Recebemos o prêmio TOP 2 na Categoria Empreendedorismo.

Concorra a um Notebook

23 Comentários:

Responder

Po sempre quiz saber tudo isso mas tive priguiça depesquisar!!

Responder

Lembro de que quando era pirralho, ia todos os domingos de manhã ao McDonald's; literalmente, eu era sempre o primeiro cliente. uhauhauhahuahua

Agora o mercado está bem mais concorrido com empresas como Burger King; eu nunca comi lá, porque entre ver o Mc e o BK... uhahauhaua

O McDonald's ainda é forte por causa do nome impactante. Foi a inovação da época (e que época, não sabia que era tão velho assim).

http://dragao-chines.blogspot.com

Responder

Isso que eu chamo de empreeendedorismo! Muito bom mesmo.

Responder

O Mc já dominou muito o mundo das empresas de fast-food

Hoje em dia o que salva o Mc são os brinquedos do McLanche Feliz

Pq por qualidade , o Burguer King ganha disparado !

http://www.toupeiracorreio.blogspot.com/

Responder

ah no Brasil deveria vender cerveja no mc também rs

Responder

NUnca imaginei saber tanto sobre o macdonalds.
A curiosidade 1 ano para abrir a decima e mais um ano para abrir a milesima chocou! eta expansão!


Se puder passe no meu:
http://apenas-daniel.blogspot.com/

Responder

Caramba, esse blog é maravilhoso. é muito bom descobrir coisas assim, do nada, sem ter que pesquisar paginas, uma explicação rapida e esclarecedora. Amo muito tudo isso (principalmente um Big Mac ;))

Responder

Eu particularmente não suporto a Mc Donald's, trabalho escrevoo
mas gostei muito do post
bem interessante

Responder

É impressionante como o espírito empreendedor não é para todos. Uma barraca de cachorros quentes para uma empresa bilionária...

Abraço

Responder

nossa muito interessante pena que onde eu moro o mc fecho ja a algums anos...

Responder

nossa.

achei super interessante!

vou vir sempre aqui.

beeijo;

Responder

mesmo com toda a história, eu acho o BK muito melhor xD

Responder

E , eles exemplos de empreendedorismo e sucesso,mas eu não simpatizo muito com o capitalismo que hoje domina o mundo, embora ele seja inerente a todos nós, mas isso é apenas a opnião de um utópico maluco haushaushu!

retribuindo a visita e o comentario..
http://debaixodocogumelo.blogspot.com

sempre que quiser visite este blog "ludico"heheehe

Responder

Cara, nem gosto de Mc Donald's... mas achei a história super interessante! E as curiosidades também... hj em dia é inimaginável um hamburguer por U$ 0,15! Hahaha! Mas confesso que já fui em um Mc Donalds que o M da bandeija não foi virado para mim... devia ser algum atendente novato! Hahaha!

Bjos

Responder

bom histórico, cheio de curiosidades curiosas.... bom, eu sou vegetariana, mas como empresa é interessante pensar no McDonals, afinal, é o mcdonals e eu lavo a mão num aqui da onde eu moro quando eu salto do ônibus, é de graça e meio limpo! enfim.... vc comentou lá no meu blog outro dia e eu coloquei seu comment no meu perfil, se vc nao se importar, e eu coloquei um link pro seu blog... ok... beijos

Responder

So acho feio este palhaço, husauhsa sou muito mias o Pitts burg do que o Mac

Responder

I’ve recently started a blog, the information you provide on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

Responder

nossa amei uma historia super interressante tirei 10 no trabalho de historia vou sempre no mc donalds engordar mais .bjs miga

Responder

amei,amei,amei gostei mt dessa manchente mt interresante sabermos sobre essas historia bom que ficamos por dentro de td ainda nao fui ao mc donalds mais eu irei consertesa .beijocas migggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaa

Responder

nnnnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaaaaaooooooooooooooooo demorar ta para colocar o meu comentario.bjs miga

Responder

O primeiro Mc fora dos EUA foi em 1967 e ñ em 1997!

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More